
Clientes e projetos


Veredas
#purpurinafaz
Identidade visual
Em 2019, desenvolvemos a identidade visual do Veredas, que é muito mais do que um programa internacional de estágios, e tivemos o desafio de representar essa educação, vivida com intercâmbios culturais entre Estados Unidos, Brasil e Guatemala.
A ideia foi transmitir confiança através de um design que unisse o profissionalismo com uma relação calorosa, trazendo cores quentes para representar um aconchego e o calor do Vulcão de Fogo, fazendo referência direta à Guatemala.
Alveare




#purpurinafaz
Apresentação institucional e material de divulgação
A Purpurina ficou responsável pela apresentação institucional e pelas peças de marketing para a abertura da Alveare Casa da Mulher - uma clínica em Vitória (ES) que oferece cuidado à saúde da mulher.
Antes de iniciar o projeto, realizamos uma imersão para conhecer os serviços oferecidos pela clínica, definir qual o objetivo da apresentação, analisar o público com que o espaço vai se comunicar, e como as informações podem ser transmitidas com credibilidade, acolhimento e profissionalismo.

#purpurinafaz
Ilustração
Vidas Violetas
O nosso time Purpurina fez parte da produção de 31 ilustrações do "Vidas violetas: um jogo onde as mulheres dão as cartas", criado por grupos de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade de Brasília (UNB) com o objetivo de educar e esclarecer sobre violência de gênero. Neste trabalho, fomos responsáveis pelas cartas principais, as "vidas violetas", em que desenhamos mulheres-inspiração, como Maria da Penha, Nise da Silveira, Pagu, Angela Davis e Marta Silva.
Assessoria de comunicação estratégica
A Purpurina realiza planejamento e assessoria de comunicação estratégica, estando à frente da produção e da distribuição de releases, contato com jornalistas e agendamento de matérias e entrevistas, supervisão de imagem, clipagem e relatório geral do trabalho. Espaços nacionais no jornal O Globo (RJ), Universa (UOL), Revista Claudia, portal G1, rádio CBN, sites Scream & Yell e Miojo indie, programa de TV Sem Censura são alguns dos destaques conquistados pelo nosso time na imprensa entre 2017 e 2020.
NANA
especialista em trabalhos de igualdade de gênero, autora do
livro “Feminicídio: tipificação, poder e discurso” (Lumen Juris)
Renata Bravo
artista visual capixaba
cantora e compositora baiana radicada em Berlim
The Scole
escola de língua inglesa com unidades na Gávea e em Ipanema, no Rio de Janeiro
Rafael Segatto
#purpurinafaz
#purpurinafaz
Ilustração
Também produzimos as ilustrações para o livro infanto-juvenil Carolina vai ao Malawi. O livro, disponível para download gratuito no site da Sustenidos, é uma parceria entre o Projeto Guri, programa sociocultural mantido pela Secretaria de Cultura e Economia de São Paulo, com o MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange), um projeto de intercâmbio e voluntariado entre organizações musicais.

Carolina vai ao Malawi




Através do plano de marketing e do objetivo definido para o escritório de arquitetura Terceira Margem, a Purpurina fez benchmarking e, através da análise de mercado, da sua concorrência, do seu público, definiu os pontos de melhoria e de ajustes iniciais para a presença digital do escritório. Além disso, também criou a brand persona, buyer persona e as linhas editoriais para fortalecimento da Terceira Margem.
Planejamento digital de marketing

Terceira Margem
#purpurinafaz

Santo Caos
Pesquisa quantitativa e qualitativa
Para atender à Santo Caos, a Purpurina participou de três projetos, de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019, dessa empresa paulista especializada em engajamento. Um dos trabalhos foi a pesquisa de consumo qualitativa e quantitativa, nas cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, para entender hábitos do brasileiro com relação à televisão e aos aplicativos de mensagem.
Também foram realizadas entrevistas quantitativas e qualitativas para diagnosticar o engajamento de funcionários em empresas de mineração nos estados de Goiás, de Minas Gerais e de São Paulo. Além das pesquisas, a Purpurina produziu uma série de filmagens e entrevistas de trabalhadores da empresa Pepsico nas cidades de Curitiba, Goiânia, Recife e Rio de Janeiro.

#purpurinafaz
Produção, edição e direção criativa
Em parceria com o brechó Clémence Vintage e a cantora e compositora nana, produzimos quatro vídeos que mostram a influência do vintage no trabalho e a na vida da artista baiana - que atualmente vive em Berlim (Alemanha).
Na série de vídeos, nana conta sobre como as roupas de bazar fizeram parte de momentos decisivos de sua carreira, apresenta alguns brechós de Berlim e escolhe alguns itens que mais encantaram seus olhos e o seu guarda-roupa. Essas peças, inclusive, foram disponibilizadas no site da Clémence, e contam com um ensaio fotográfico apaixonante feito no próprio apartamento da cantora.

Clémence + nana

#purpurinafaz
Vídeos e ensaio fotográfico
A Purpurina produziu 6 vídeos e um ensaio fotográfico para o projeto de poesia Dizer Poema, criado pela jornalista e atriz Marcela Rangel. Fotografias tratadas, produção, criação de roteiro, filmagem, edição, tratamento e montagem foram serviços prestados para Marcela.
Dizer Poema

Marcelo Perdido
#purpurinafaz
Vídeos e imagens para ações criativas
Em janeiro de 2020, a Purpurina pensou e executou ações criativas para divulgar o single "Santa Clara de Troia", do músico Marcelo Perdido. Cartazes de lambes espalhados nas cidades de Fortaleza, Rio de Janeiro, Vitória, São Paulo e Brasília com código QR code e ida à praia do Leme (RJ) para divulgar a música em primeira mão, e gravar a reação das pessoas ao ouvir a canção, foram algumas das ações desenvolvidas.

Refil me
Vídeo com roteiro, ilustração e animação
#purpurinafaz
Em parceria com a engenheira ambiental Flavia Vitoi e a engenheira de produto Isabela Vitoi, a Purpurina produziu um vídeo animado para divulgação da Refil Me, projeto que que contribui para a busca de uma vida mais sustentável nas cidades através de uma solução para o consumo sustentável de água potável.

A Purpurina produziu textos para as edições de 2019 e de 2020 da Revista Vitrine, que traz os lançamentos da editora Ediouro, como: O sedutor do sertão, novela inédita de Ariano Suassuna, e O pequeno príncipe preto, livro infantil escrito por Rodrigo França. Nosso time também produziu artigos para a plataforma Essia Comunicação com o objetivo de desenvolver boas práticas de ensino a distância em 2020.
Ao todo, foram quatro artigos sobre a educação online para o seu site: “Mantenedores, diretores e coordenadores: como garantir o sucesso das aulas a distância?”, “Professores: como planejar uma aula a distância?”, “Estudantes: o que muda no estudo remoto?” e “Responsáveis: como dar o melhor suporte aos alunos em um momento de mudança?”
#purpurinafaz
Textos jornalísticos e institucionais
Essia Educação
Revista Vitrine

#purpurinafaz
Criação de conteúdo e gerenciamento de Mídias Sociais
A plataforma Pode Perguntar oferece acompanhamento e acolhimento para mães no período de amamentação e pós-parto, por meio de informação qualificada e atendimento personalizado através da Madá, uma assistente virtual gratuita, e de especialistas da Saúde.
Nós produzimos ensaio fotográfico, ilustrações para as redes sociais da plataforma e, desde abril de 2020, cuidamos da produção de conteúdo para o seu Instagram, Facebook e Linkedin.
Pode Perguntar


Gerenciamento de Mídias Sociais e assessoria de Comunicação
De novembro de 2018 a junho de 2019, cuidamos da produção de conteúdo das redes sociais e da assessoria de comunicação da Sala Vazia, uma residência artística que desenvolveu projetos no campo da arte sonora, artes cênicas, performance, audiovisual e arte digital na cidade de Fortaleza/CE.
Ao todo, foram 115 inscritos de 7 países da América Latina, com o apoio da Secretaria de Cultura do Ceará, Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi.
Sala Vazia
#purpurinafaz

#purpurinafaz
Palestra
Em novembro de 2019, Julia Casotti, fundadora e diretora criativa da Purpurina, foi convidada pelo Creative Mornings, projeto que promove uma série mensal de palestras gratuitas para a comunidade criativa do Rio de Janeiro, para falar sobre: “Mulheres empreendedoras: fortalecimento de redes femininas é essencial para os negócios”.
A palestra aconteceu na Casa Firjan, em Botafogo e, em nome da Purpurina, a Julia teve a oportunidade de ter uma conversa sobre a importância das redes femininas na construção de um mercado mais justo, mais promissor e com mais oportunidades, além de destacar a necessidade de mulheres assumirem o protagonismo de seus próprios negócios.
Creative Mornings
